Siga também o twitter oficial

terça-feira, 1 de julho de 2014

"Meu Pedacinho de Chão" está na mira do Ministério da Justiça e pode impedir exibição da novela

"Meu Pedacinho de Chão" não parece leve aos olhos do MJ
Na mira do MJ
Apesar do visual colorido e de seu forte apelo junto ao público infantil, a novela "Meu Pedacinho de Chão" está na mira da Classificação Indicativa.
Segundo o site “NTV”, o Ministério da Justiça – órgão responsável pela Classificação – pode reclassificar a trama como “imprópria para menores de 12 anos”, o que impediria sua exibição em qualquer horário anterior às 20h e causaria um grande transtorno para a Globo.
O motivo da reclassificação é a ocorrência de “consumo de drogas lícitas” – cenas em que os personagens consomem álcool -, algo proibido em atrações do horário. O Ministério notificou a Globo e supervisionará o folhetim por 15 dias para então dar o seu parecer sobre a possível reclassificação do mesmo.
A Globo se defendeu das acusações afirmando que as cenas em questão "se apresentam em tons caricaturais e são abordadas de forma esporádica". Tal consumo de álcool deve ser extinto do folhetim a partir desta semana.

FONTE: RD1

SBT bate o martelo e a substituta de "Café com Aroma de Mulher" será a versão brasileira de "Esmeralda"

Trama irá substituir "Café com Aroma de Mulher"
"Esmeralda" é remake da versão mexicana
Enfrentando baixos índices com suas novelas vespertinas, o SBT resolveu voltar com “Esmeralda”. A trama, protagonizada por Bianca Castanho, vai ocupar o horário de “Café com Aroma de Mulher”.
O folhetim relata a vida de uma menina que nasce cega em uma rica fazenda. Paralelo a isso, um rapaz saudável nasce em uma humilde casa nas proximidades. Os bebês são trocados e Esmeralda cresce em um lugar simples enquanto José Armando é cercado de todo o luxo. Anos depois, os dois se cruzam e se apaixonam sem saberem de suas reais origens.
Com uma história despretensiosa, simples e com muito romance, “Esmeralda” fez grande sucesso em sua exibição original, em 2004, fechando com 13 pontos de média geral. Já a sua reprise, em 2010, registrou 6 pontos e deu início a volta das novelas no horário vespertino do SBT.

Veja a chamada aqui

FONTE: TV Foco

MJ reclassifica "Abraça-me Muito Forte" para "impróprio para menores de 12 anos"

Reclassificada
A novela mexicana "Abraça-me Muito Forte", exibida aqui no Brasil pelo SBT em 2001 e reprisada em 2014 foi reclassificada pelo Ministério da Justiça para "imprópria para menores de 12 anos", impossibilitando sua exibição à tarde e só pode ser exibida das 20h em diante.

O mais curioso é que, quando a novela foi exibida em 2001, às 7 da noite, a classificação era Livre

Confira aqui na íntegra o que foi alegado para a novela ser reclassificada para 12 anos:
"Processo MJ nº 08017.001002/2001-38
Novela: "ABRAÇA-ME MUITO FORTE"
Emissora: TVSBT Canal 04 de São Paulo S/A.
CONSIDERANDO que a novela "Abraça-me muito forte", classificada como "Livre", em agosto de 2001, passou a ser reexibida a partir de 17/03/2014, pelo SBT;
CONSIDERANDO que, questionada acerca da exibição de conteúdos incompatíveis com a classificação atribuída, como violência, consumo de drogas lícitas e insinuação sexual, a emissora solicitou a revisão da atual classificação para "não recomendada para menores de dez anos" e comprometeu-se a exibir somente conteúdo compatível com essa faixa etária;
CONSIDERANDO que os recursos mobilizados pela emissora se mostraram insuficientes para manter a classificação de "não recomendado para menores de dez anos";
CONSIDERANDO que, desde a primeira exibição da obra, em 2001, a política pública da classificação indicativa se constituiu com intensa participação da sociedade e hoje tem critérios e métodos claros e definidos e que por tais critérios, a obra, em sua totalidade não pode ser classificada como "não recomendada para menores de dez anos";
Resolve reclassificar a novela "ABRAÇA-ME MUITO FOR- TE" para "não recomendada para menores de doze anos" por conter violência, insinuação sexual e drogas lícitas."